quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Sarajevo



Enquanto nascia o dia, e no meio da turbulência da estrada, a fazer lembrar as estradas nacionais de Portugal, mas com uma paisagem completamente diferente. A poucos Quilómetros de Sarajevo começam a surgir os primeiros sinais da ocupação sérvia. Casas com sinais de guerra que a pouco mais de 10m tinham 3, 4 lápides demarcando o massacre de famílias inteiras. A chegada a Sarajevo é algo que tento encontrar palavras para explicar, talvez "completamente surpreendente". Uma cidade que cresce num vale, com marcas visíveis dos bombardeamentos Sérvios, mas que não relatam uma parte do que foi o conflito, talvez a quantidade de cemitérios que avistamos do cimo de uma colina, que é algo de inexplicável. Na cidade já se encontram muitos sinais de investimento com Edifícios completamente reconstruídos, bem como outros construídos de raiz. Ao mesmo tempo que a visita pela cidade começa vamo-nos apercebendo da presença de várias de religiões visitando igrejas e mesquitas, tal como monumentos em memória dos massacres. Com este amontoar de sensações iam-me surgindo várias questões que me deixaram um pouco introspectivo, e talvez confuso com todo aquele cenário, afinal eu estava na capital da Bósnia Herzegovina.

Sábado, dia do jogo Portugal vs Bósnia Herzegovina para os play-off do mundial de futebol, visitámos mais um dos Cenários de guerra, não tão conhecido, nem falado pela comunicação social, nem mesmo motivo de uma letra de uma musica. Mostar, uma cidade relativamente pequena com um centro histórico muito bonito, tal como Sarajevo com marcas visíveis do conflito, uma zona onde "crueldade" será pouco para descrever os acontecimentos. Uma cidade com uma escala relativamente pequena mas com 17 espaços religiosos de meditação como mesquitas e igrejas. O regresso a Sarajevo foi acompanhado de documentários sobre o conflito, e a ex-Jugoslávia.

Jogo Portugal vs Bósnia decidimos por bom senso assistir ao jogo no bar do hotel, uma vez que o patriotismo e o Fanatismo é algo bem presente na vida dos Bósnios no que toca a futebol.

Terminado o jogo com o resultado que conhecemos decidimos ir até ao centro da cidade interdito ao trânsito na hora de jogo. Bem... para explicar o que estava a acontecer naquele momento, eu teria de lembrar a euforia que Portugal viveu quando o Ricardo defendeu o penalty contra a Inglaterra sem luvas. Os Bósnios festejavam euforicamente, depois de terem perdido por 1-0, pois eles acham que o jogo da segunda mão na Bósnia já esta ganho depois da sorte que Portugal teve com os ferros da baliza.

Domingo, antes do regresso a Eslovénia, visitamos a casa de um civil, agora transformada em museu, com o apoio da Unicef. O fascinante não era a casa, mas sim um túnel que era escavado a partir dela, o túnel tinha uma extensão de 800m, uma altura de 1.60m e uma largura de 80cm. Este túnel foi inicialmente construído para fins militares, por civis para abastecer a cidade Sarajevo, este atravessava o aeroporto de Sarajevo, tomado pelos Sérvios. Devido às dimensões do túnel não se podiam cruzar pessoas nem abastecimentos, então foram escavas salas, para que as pessoas pudessem efectuar os cruzamentos, e esperar pela sua vez de atravessar. Como já disse inicialmente o túnel era para fins militares, mas posteriormente começou a ser utilizado por civis que no verão se deslocavam as montanhas para se abastecerem de água, a espera chegava a ser de 3 dias só para atravessar o túnel. Como descrevi anteriormente esta viagem foi o local mais fascinante que visitei…

Recordo, a 6 de Abril de 1992 a cidade foi cercada pelos sérvios bósnios, a guerrilha durou até 1995, causando grande destruição na cidade.








1 comentário:

  1. Sentir a História é muito melhor que estudá-la, não é.
    Serve para formar o carácter, para sedimentar o espírito crítico e para valorizar o livre arbítrio.
    Absorvam o que puderem desses locais onde se escreveram as páginas mais horrendas da História da Europa na segunda metade do sec XX.

    ResponderEliminar