sexta-feira, 25 de setembro de 2009

_malta de artes_

_pedimos desculpa por apenas nos estarmos a apresentar agora, mas alguns problemas de barreiras (linguística, diferenças de estatura e sinalização de trânsito), têm impossibilitado tal gesto...termino aqui o pedido de desculpas e começo então os esclarecimentos.



_estamos num país que pertencente à Ex-Jugoslavia e que fazia a fronteira mais a Norte. Era e é um país com uma carga cultural muito forte, onde grande maioria das pessoas fala inglês (dos mais novos aos mais velhos), têm um passado com uma grande carga simbólica e que me remete para os anos 90 a ver a RTP.


_facilmente percebi que são pessoas com um conceito de vida muito diferente do nosso...não sei se marcados pelos problemas que tiveram quer na 2a GG, quer aquando do desmembramento da Jugoslavia. (estas duas gerações ainda existem_dá que pensar.....) Estas pessoas que nos parecem ser uma mistura de austríacos, italianos, croatas, servios, alemães, vivem na rua, aproveitam o sol, os espaços públicos, as infraestruturas que a cidade oferece. (não pensem que os eslovenos gostam de cá viver, porque não gostam...eles detestam isto, acham que há demasiada corrupção, o ministro das finanças é o principal alvo! Já vi isto em algum lado!!)


_já conhecemos muitas pessoas de muitos lados, mas a que mais me interessou foi um servio. Estou a falar de um rapaz que aos 16 anos pediu dinheiro aos pais para investir na bolsa...sim, aos 16 anos! Está na Eslovenia depois de 6 meses de exames e cursos tecnicos para se poder habilitar a Erasmus na Eslovenia (burocracias...também ja vi isto em algum lado...). Não só está de Erasmus, mas como também recebe uma bolsa de mérito no curso de Economia. Recebe 1000€, na moeda antiga 200.o00 escudos por mês! Eu se receber 2000€ num ano já fico contente... Mas este rapaz agora com 20 anos perdeu tudo na bolsa...vendeu o carro que lhe tinha sido oferecido pelos pais como prenda de anos e apostou tudo na banca. Está neste momento a recuperar algumas perdas. A família deste rapaz não tem nacionalidade, ele tem 2 passaportes, um deles servio. O avô tem 3 passaportes... Todos eles sabem cerca de 3 Hinos Nacionais... Ao perguntar qual deles ele cantava com mais sentimento, ele respondeu que dependia do dia... Ao chegar a Londres ele foi barrado uma vez que a nacionalidade não batia certo com o chek-in...ele na sua inocência respondeu que eles podiam escolher o que achavam que lhes podia dar mais jeito... (dá que pensar.....) ...fez-me lembrar o filme do Tom Hanks «Terminal de Aeroporto».

_nas zonas de turistas temos sido muito bem tratados, percebemos que eles já perceberam que o turismo pode e é uma grande forma de dinamizar uma cidade...mas nem tudo é bom! Parecem-me um pouco nacionalistas, talvez magoados com os países que os rodeiam ( falo da Croacia, Servia, Bosnia, Montenegro e Albânia). Foi-me dito muito resumidamente que os Eslovenos não gostam de ninguém! Apesar de irem às compras à Austria ou de terem casas de férias na Croacia.

_quanto estão à mesa, não comem muito...vejo mais Lasko (cerveja eslovena vendida em garrafas de 1/2 litro) em cima das mesas do que propriamente comida e pratos cheios!! São bons vivans...as mulheres são muito diferentes. Vão desde o loiro ao preto, a passar por todas as outras cores do espectro! eheheh Andam mto de bicicleta, isso reflecte-se na saúde! eheheh




...são opiniões e breves pareceres das nossas experiências no dia a dia na capital da Eslovénia... continua...

1 comentário: